Essa é uma pergunta que muitos pais de bebês se fazem: vale a pena fazer uma festinha de 1 ano?
Existem muitas razões para esse questionamento. Os gastos que uma festa gera, as prioridades para a família naquele momento e a dúvida clássica "Mas será que ele vai aproveitar? Criança nessa idade nem guarda lembranças!"
Por outro lado, também existem muitos motivos para se comemorar essa data especial. Vamos refletir sobre alguns deles?
1- É uma comemoração também da nova vida dos pais

Um aniversário de um aninho não é uma comemoração apenas para o pequeno aniversariante, é também uma forma dos pais celebrarem as alegrias que aquela nova pessoinha trouxe para a vida deles.
O primeiro ano da maternidade e da paternidade é um ano de mudanças extremas, de superação de dificuldades e medos, de descobertas e de transformações para todos da família. Quando nasce um bebê, nasce também uma mãe e um pai. E a marca de 1 ano dessas novas vidas deve ser comemorada!
2 - A criança aproveita sim (do jeito dela!)

Muita gente diz que com 1 ano de idade, a criança ainda não consegue aproveitar uma festinha. Pela minha experiência como fotógrafa de festa infantil, vejo que elas aproveitam sim! Mas a diversão delas é um pouco diferente da nossa.
As crianças nessa fase são muito curiosas, então o que elas gostam mesmo é de mexer na decoração, descobrir objetos diferentes, brincar com os presentinhos novos... Elas são muito atraídas pelas cores fortes, então quanto mais colorida a festa, mais interessada ela ficará!
Até mesmo nos brinquedos grandes elas conseguem se divertir. Uma criança nessa idade pode não conseguir pular em uma cama elástica, mas ela vai adorar o balanço que a cama elástica faz quando ela se deita ou quando um adulto pressiona levemente o brinquedo. A gente só tem que entender e respeitar a forma como os pequenos se divertem!
3- Todos os primeiros marcos são importantes

A primeira palavra, os primeiros passinhos, os primeiros dentinhos... Todas essas marcas são comemoradas pela família. Então por que o primeiro ano de idade seria diferente?
Esses marcos são importantes para a construção da história de uma pessoa, mesmo que ela ainda não saiba disso. Além disso, a comemoração de um ano de idade ajuda os pais a entenderem de um jeito positivo que seu bebê está crescendo. Um ano passa muito rápido e os primeiros anos de vida são os que mostram mais claramente as mudanças de uma criança. Comemorar essa passagem de tempo pode auxiliar os pais a entenderem que seu filho logo não será mais um bebê e que isso é bom, porque significa que ele está crescendo bem e saudável (mesmo que às vezes bata aquela saudade do bebêzinho da casa!)
4- As lembranças fotografadas duram para sempre

Quem não ama encontrar fotos da sua própria infância, reviver momentos e descobrir coisas das quais não se lembrava?
A fotografia é extremamente importante durante os primeiros anos de vida de uma criança, já que fotos contam histórias (nesse caso, histórias de uma vida!). É verdade que seu filho não se lembrará da sua primeira festinha de aniversário, mas se você tiver registros dessa data, essa história nunca será perdida. Ele vai adorar ver e rever essas lembranças, ouvir você contar tudo o que aconteceu nesse dia, as memórias engraçadas, os momentos marcantes...
Aposto que até você, em sua fase já adulta, ainda adora rever esse tipo de recordação que seus pais guardaram, não é mesmo? Então faça o mesmo pelo seu filho! Ajude a contar a história da vida dele desde o comecinho, guarde lembranças, construa recordações gostosas de se ver :)
E se estiver procurando por um fotógrafo de festa infantil em Brasília, não se esqueça de entrar em contato comigo! Você pode solicitar um orçamento pelo e-mail kamilasiqueirafotografia@gmail.com ou através de minhas redes sociais Instagram e Facebook. Será um prazer registrar um momento tão importante da sua família.