Devido à pandemia, muitas gestantes estão preferindo não realizar ensaios fotográficos, por fazerem parte do grupo de risco. Mesmo assim, essa é uma fase muito especial, que merece ser registrada de alguma forma, certo?
Pensando nisso, decidi reunir aqui algumas dicas para que você consiga fazer fotos de gestante em casa, com o celular!
Dica 1 - Cenário
Quando pensam em fazer uma foto em casa, muitas pessoas já imaginam que o melhor é procurar uma parede branca e vazia, para servir de fundo. A minha dica é: desapegue desse ideia!
A sua casa pode ter vários cenários bons para fotos. O sofá da sala, a cama de casal, o quintal ou a varanda, uma janela bem iluminada... O mais importante é deixar o ambiente organizado, limpo e iluminado.
Um local excelente para fotos de gestante é o quartinho do bebê. Mesmo que a decoração ainda não esteja pronta, posar ao lado do berço, sentada na poltrona de amamentação ou com um ursinho de pelúcia já é o suficiente para passar a ideia de maternidade e afeto.

Dica 2 - Iluminação
A luz é o fator principal para conseguir tirar fotos de qualidade. Evite utilizar o flash do celular, ele é uma luz muito direta, que elimina os volumes naturais de luz e sombra da cena.
Se você tem uma casa com quintal ou um apartamento com varanda, explore esses locais, eles têm a melhor luz para fotos! Mas cuidado com o horário: a luz solar muito forte não é a melhor iluminação para fotos. O sol do meio-dia e o sol da tarde produzem sombras muito duras, podendo causar o efeito visual de olheiras embaixo dos olhos. Além disso, é uma luz desconfortável para erguer o rosto para o céu.
A melhor luz para tirar fotos é a do fim do dia, perto do pôr do sol.
Mas se sua casa não tem quintal nem varanda, não se preocupe! Você também pode fazer ótimas fotos dentro de casa. Procure os cômodos que possuem a melhor iluminação. Aproximar-se de janelas é uma ótima dica, apenas tome o cuidado de permanecer sempre de frente para a janela ou de lado, nunca de costas. Quando você fica de costas para a janela, causa um contraluz que dificulta a medição de luz pelo celular, podendo resultar em uma foto em que você ficará completamente escura.
Evite fazer as fotos durante a noite, quando sua casa fica naturalmente mais escura. E mesmo durante o dia, acenda as luzes do ambiente, isso faz uma grande diferença! Utilize também outras fontes de luz além da lâmpada principal do cômodo, como um abajur, uma luminária ou até mesmo um LED (como o Ring Light, que agora muitas pessoas têm em casa)!

Dica 3 - Figurino
O figurino é uma parte muito importante de um ensaio fotográfico! Mesmo que você esteja em casa, procure escolher as roupas com cuidado, fazendo combinações harmoniosas. O ideal é que você esteja confortável, mas que também esteja se sentindo bem vestida e elegante.
Nos ensaios fotográficos de gestante que produzo, eu gosto de utilizar vestidos e saias longas, como você pode ver na foto abaixo. Você pode variar entre opções que deixam a barriga à mostra e outras que cobrem a barriga. O tecido não precisa ser justo para marcar a barriga, vestidos soltinhos também ficam lindos! Nesse caso, você pode marcar a barriga posicionando as mãos em cima e embaixo do barrigão.
Se você não se sente confortável com vestidos e saias, também pode optar por uma calça bem estilosa. As únicas coisas que evito utilizar nos meus ensaios são shorts muito curtos e justos e calças legging, porque essas peças possuem um ar despojado ao extremo, diferente do que eu gosto.

Dica 4 - Poses
Uma grande dúvida que recebo antes dos meus ensaios é: quais são as melhores poses para ensaio de gestante?
Existem alguns pequenos truques para que você fique sempre elegante nas fotos. A primeira dica essencial em todas as poses é manter a postura correta, com a coluna reta. Às vezes, quando olhamos para a barriga, acabamos curvando um pouco os ombros, o que estraga um pouco a postura na foto. Preste atenção sempre nisso.
Quando as fotos são realizadas em pé, eu sempre dou a instrução para a gestante deixar as pernas juntas e dobrar um dos joelhos (veja a foto abaixo). Isso causa um desenho de silhueta mais harmonioso e vale tanto para fotos em que você fica de perfil para a câmera, quanto em poses de frente.
Se quiser tirar fotos sentada, recomendo duas poses: de frente para a câmera, com as pernas cruzadas em "posição de índio" ou de perfil para a câmera, com as pernas juntas, um pouco de lado, assim elas não tampam a barriga.
O que fazer com as mãos: as poses clássicas com as mãos na barriga são as mais pedidas. Você pode posicionar uma das mãos em cima da barriga e outra embaixo, tomando o cuidado de não colocar as mãos na frente da barriga para não tampá-la. Outra pose clássica é posicionar as duas mãos embaixo da barriga, encostando a ponta dos dedos de uma mão com a ponta dos dedos da outra.
Mas não se prenda apenas às poses com mãos na barriga! Explore outras posições, como as mãos no cabelo, na saia, no rosto... Teste o que você mais gosta!
Por último, não pose apenas olhando para a câmera, experimente outros olhares também. Você pode olhar para o céu, para o horizonte, para a barriga... Fotos com os olhos fechados também ficam muito lindas, experimente erguer o rosto para o alto com os olhos fechados e um grande sorriso!

Espero que essas dicas tenham te ajudado com as suas fotos de gestante em casa! Se você tem mais alguma dúvida sobre o assunto ou se deseja mais dicas de fotografia, siga meu Instagram e fale comigo por lá: www.instagram.com/kamilasiqueirafotografia
Até a próxima :)